Katia

Reports and Queries

7 posts in this topic

Bom dia!

Gostaria de saber se alguém aqui no fórum utiliza a funcionalidade Reports And Queries do Windev. Comecei a utilizá-la, gerei um setup permitindo-a, abri a versão que é gerada para o usuário final, criei um novo relatório e uma nova query e, ao tentar salvá-la, foi-me apresentado um erro. Ou seja, consigo mexer, consigo criar um novo relatório, mas não consigo salvá-lo, pois sempre gera um erro.

Caso alguém aqui já tenha utilizado o Reports and Queries com sucesso, gostaria muito de uma orientação. 

Ps: As queries estão visíveis, as tabelas da análise também e, no projeto, está permitido o R&Q.

Obrigada!

erro.PNG

@Katia não trabalho desta forma, mas por curiosidade fui ao manual pra saber mais a respeito e percebi q tem um passo a passo lá e várias recomendações. Vc chegou a ver esse passo a passo e recomendações? Segue link do manual

1 person likes this

Não sou o mais qualificado pra responder, mas o que vi de erro de escrita geralmente está atrelado a arquivo aberto num software tentando ser renomeado ou modificado por outro software, ou então falta de permissão de escrita. Daí fiz um exemplo bem básico aqui pra ver e deu tudo certo.

O Windev está rodando como admin na hora de criar o executável? Marcou pra criar o windows manifest, no setup de geração do .exe? O executável criado, em si, está rodando como admin?

Edited by Fábio Senji
Texto menos confuso

52 minutos atrás, Cassiano disse:

@Katia não trabalho desta forma, mas por curiosidade fui ao manual pra saber mais a respeito e percebi q tem um passo a passo lá e várias recomendações. Vc chegou a ver esse passo a passo e recomendações? Segue link do manual

Oi, Cassiano, obrigada pela resposta! Sim, eu segui esse passo a passo.

1 person likes this

45 minutos atrás, Fábio Senji disse:

Não sou o mais qualificado pra responder, mas o que vi de erro de escrita geralmente está atrelado a arquivo aberto num software tentando ser renomeado ou modificado por outro software, ou então falta de permissão de escrita. Daí fiz um exemplo bem básico aqui pra ver e deu tudo certo.

O Windev está rodando como admin na hora de criar o executável? Marcou pra criar o windows manifest, no setup de geração do .exe? O executável criado, em si, está rodando como admin?

Vou dar uma olhada nessas questões que vc propôs e retorno. Muito obrigada!

1 hora atrás, Fábio Senji disse:

Então, Fábio, atentei-me a todas essas questões, coloquei como admin, verifiquei o manifest, tudo ok. Consigo criar e salvar um relatório, mas o editor não enxerga a query e dá erro no código, bem como não consigo criar uma nova query e salvar....

Experimente os passos abaixo (do 1 ao 3 ilustrei em anexo caso necessite):

1- Se estiver trabalhando com SCM, cheque se os arquivos estão atualizados. Tecle F5 na janela de estatísticas de projeto para verificar.

2- Tente recompilar e ressincronizar, além de reparar o projeto.

3- De vez em quando também me ocorre de o Windev perder o arquivo da pasta, não sei como. Aí vc pode ter de encontrar o arquivo novamente com o Windev.

4- Você renomeou sua query? Costumo encontrar bugs estranhos ao renomear janelas ou queries, talvez devamos evitar isso (não sei se tem relação com SCM). Se tiver renomeado, experimente criar nova query com outro nome e colar nela a lógica da query bugada. Veja se a nova funciona.

5- Certa vez tive de criar outro projeto com outro nome, copiar e colar tudo que fiz no anterior para resolver um bug, mas talvez isso fosse resolvido com passos anteriores.

p123.png

Edited by Fábio Senji
Porque sempre erro alguma coisa