Meruem_Chimera

Members
  • Content count

    7
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

1 Neutral

About Meruem_Chimera

  • Rank
    Soldier
  1. Boa Tarde, estou fazendo um projeto novo e estou em dúvida em relação a filtragem. Quero que o usuário cadastre os dados no banco com acentuação e letras maiúsculas e minúsculas, porém na hora de filtrar a pesquisa, quero que o filtro desconsidere tudo isso, algo assim é possível? Qual o comando utilizado nesse caso? A maneira que conheço mais fácil é a entrada de dados no banco só em maiúsculo e sem acentuação, mas por questão de estética e liberdade do usuário, a primeira opção de cadastro me pareceu mais completa. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre os dois métodos de cadastros, e quais dos dois é o mais recomendado, citando seus prós e contras.
  2. Agradeço sua sugestão. Analisei o link e a forma usada para solucionar o problema, porém acredito que no meu caso o exemplo usado não se aplica pois utilizo o HFSQL, sendo funcionais apenas as funções diretas 'H' da linguagem. No link também mostra como pegar as colunas direto do banco de dados, isso difere um pouco da forma de manipulação das informações de uma query. Você conhece alguma função 'H' que faça algo semelhante? Obs: Aprecio seu bom gosto.
  3. Olá Bom Dia, estou fazendo um projeto onde uso uma table em um template, a table é vazia e a construção dela em cada window se da por meio de querys. Meu objetivo é fazer um combo box que traga o nome das colunas da tabela carregado por query. Tentei usar a seguinte função: (TableEnumColumn) ListAdd(COMBO_TPL_Coluna,"") //Pega o nome das colunas da tabela e preenche o ComboBox FOR i = 1 TO TableCount(gw_sNomeTableFiltro, toColumn) Nome_Coluna <- TableEnumColumn(gw_sNomeTableFiltro, i) ListAdd(COMBO_TPL_Coluna,Nome_Coluna) END Mas o resultado disso no combo box fica: COL_1 COL_2 COL_3 ... Provavelmente pq a table é vazia e a query cria colunas com esse nome por padrão. Meu objetivo é pegar o nome das colunas que coloquei na minha query. EX: SELECT marcas.MARCA AS MARCA, marcas.marcaid AS "CODIGO" FROM marcas ORDER BY MARCA ASC No caso, pegar "Marca" e "Código" e colocar no meu combo box. Se alguém puder me ajudar ficarei grata.
  4. Olá pessoal, estou com a seguinte dúvida, preciso fazer uma Table Clientes onde a mesma será preenchida a partir de uma query, porém não estou conseguindo limitar os contatos a 1 apenas, exemplo Cliente possui vários contatos, gostaria que na query o resultado fosse o nome do cliente e o primeiro telefone/contato q ele possui Segue exemplo da query q estou fazendo SELECT DISTINCT tabPessoas.id_pessoa AS CODIGO, tabPessoas.NOME AS NOME, tabPessoas_Juridica.FANTASIA AS FANTASIA, tabPessoas_Enderecos.ENDERECO AS ENDERECO, tabPessoas_Enderecos.BAIRRO AS BAIRRO, tabMun.municipio AS CIDADE, tabPessoas_Enderecos.CEP AS CEP, tabPessoas_Contatos.conteudo AS conteudo, CASE tabPessoas.TIPO WHEN 1 THEN tabPessoas_Fisica.RG WHEN 2 THEN tabPessoas_Juridica.INSCRICAO END AS Formula1, tabPessoas_Fisica.CPF AS CPF, tabPessoas_Juridica.cnpj AS cnpj, tabPessoas_CriteriosFinanceiros.TOLERANCIA AS TOLERANCIA, tabPessoas_CriteriosFinanceiros.CREDITO AS CREDITO FROM tabPessoas LEFT OUTER JOIN tabPessoas_CriteriosFinanceiros ON tabPessoas.id_pessoa = tabPessoas_CriteriosFinanceiros.fk_id_pessoa LEFT OUTER JOIN tabPessoas_Juridica ON tabPessoas.id_pessoa = tabPessoas_Juridica.fk_id_pessoa LEFT OUTER JOIN tabPessoas_Enderecos ON tabPessoas.id_pessoa = tabPessoas_Enderecos.fk_id_pessoa LEFT OUter join tabpessoas_contatos on tabpessoas.id_pessoa = tabpessoas_contatos.fk_id_pessoa LEFT OUTER JOIN tabMun ON tabMun.codigo_municipio = tabPessoas_Enderecos.fk_id_codmun LEFT OUTER JOIN tabPessoas_Fisica ON tabPessoas_Fisica.fk_id_naturalidade = tabMun.codigo_municipio Se eu remover da query acima o campo tabPessoas_contatos.conteudo e o respectivo LEFT OUTER JOIN tabpessoas_contatos on tabpessoas.id_pessoa = tapessoas_contatos.fk_id_pessoa o resultado são 83 registros q é o correto, porém da forma q esta mostra 92 registros pois mostra os clientes e seus contatos q em alguns casos tem clientes com + de 1 contato, o q preciso é q mostre o primeiro telefone/contato/ocorrência do cliente, ficando 83 registros apenas. Tentei fazer uma subquery digamos assim ali no campo contato ai traz repetido o nr do telefone. Grata